iStock_000019746849_Medium

    Por que sua empresa precisa de um Planejamento Estratégico?

    No artigo anterior, vimos que a Estratégia pode ser definida como uma escolha explícita, porém possuir apenas um caminho definido não é o suficiente. Um bom plano também deve conter um mapa de como chegar lá, estabelecendo métricas e metas que a organização precise atingir, detalhando ações e iniciativas necessárias para sua execução.

     

    Uma estratégia bem formulada, aliada a uma implementação bem-sucedida, é o melhor caminho para o sucesso e a prosperidade de um negócio. Para que isso aconteça, é fundamental que a organização formalize sua estratégia e comunique-a para todos seus colaboradores. O principal papel de um Planejamento Estratégico é traduzir a Estratégia em termos operacionais, facilitando seu entendimento e, por consequência, sua implementação.

     

    A Estratégia se preocupa em definir as coisas certas a se fazer, respondendo questões mais existenciais da empresa:

    • O que vendemos?
    • Quem são nossos clientes alvo?
    • Como derrotamos ou evitamos a concorrência?

     

    O Planejamento Estratégico, por outro lado, foca em fazer certo as coisas e responde questões mais cartesianas, apresentando maneiras de se colocar em prática a estratégia definida:

    • Como descrevemos nossa estratégia?
    • Como medimos nosso plano?
    • Quais são as iniciativas estratégicas?

     

    Em outras palavras, o Planejamento Estratégico é o processo gerencial pelo qual a organização formula e formaliza sua Estratégia Pretendida, selecionando iniciativas estratégicas e métricas para viabilizar sua execução e, dessa maneira, se transforme em uma Estratégia Deliberada.

     

    Em um processo formal de Planejamento Estratégico, empresários e executivos dedicam um tempo exclusivo para focar nas questões mais importantes para o futuro do negócio, deixando momentaneamente problemas mais imediatos de lado. Isso permite aos gestores fazer uma análise completa do mercado competitivo em que a empresa está inserida, o que pode levar a insights surpreendentes sobre clientes ou concorrentes que afetarão imediatamente a direção estratégica da empresa.

     

    Indiretamente, este processo também ajudará a resolver os problemas urgentes que possam porventura surgir. Um Planejamento Estratégico serve como uma boa base para o gerenciamento de incertezas moderadas, pois estrutura e define aquilo que pode ser planejado, possibilitando às pessoas se concentrarem em elementos menos previsíveis ou mais dinâmicos do negócio quando eles ocorrerem.

     

    A figura abaixo representa um processo simplificado de Planejamento Estratégico:

     

    planejamento

     

    O processo de Planejamento Estratégico sempre se inicia com a definição – ou validação – das Diretrizes Estratégicas, tais como o negócio principal (core business), Posicionamento de Valor, Missão, Visão e Valores da empresa. O próximo passo é fazer Análises Ambientais para entender como a organização está inserida no mercado competitivo, elencado seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência. Além disso, as análises ambientais também servem para identificar oportunidades e ameaças que o ambiente externo pode proporcionar. Em alguns casos, estas análises podem levar à uma revisão das diretrizes já estabelecidas no passo anterior

     

    A partir dessas duas etapas iniciais, a gestão da organização estará preparada para estabelecer seus Objetivos Estratégicos, escolhendo Indicadores e Metas para medir o desempenho de cada um deles. O último passo de um planejamento é definir as Iniciativas Estratégicas – projetos ou planos de ação – que precisam ser executadas para a empresa atingir suas metas e, dessa maneira, deliberar sua estratégia.

     

    Após a conclusão do Planejamento Estratégico, a organização estará apta para entrar na fase de Execução Estratégica, medindo o desempenho dos indicadores e execução das iniciativas. Este acompanhamento deverá servir como base para a revisão periódica das diretrizes e objetivos, iniciando um novo ciclo de planejamento.

     

    Em resumo, um bom Planejamento Estratégico é um mapa que apresenta o caminho mais curto até o sucesso, além de incluir formas de alinhar esforços dos colaboradores na direção dos objetivos estabelecidos. Desse modo, a organização conseguirá criar uma estratégia melhor que seus concorrentes, atuar de maneira mais eficiente e reagir rapidamente diante de ocorrências inesperadas.

     

    A Redirection é especializada em Planejamento Estratégico. Conheça nossos serviços de Gestão Estratégica, ideal para companhias que desejam profissionalizar o seu processo de gestão, facilitando também a atração de potenciais investidores.

     

    Veja Também:

    Diego Albuquerque
    Diego Albuquerque

    Graduado em Administração de Empresas pela UFPR. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Fluente em Inglês. Possui vasta experiência na elaboração de Planejamento Estratégico e na implementação de Balanced Scorecard. Participa ativamente em reuniões de conselho de empresas.