Redirection - Blog

Blog Redirection

Empresário, a única certeza no seu negócio, é que um dia você vai deixá-lo

by Redirection / Agosto 10, 2020

A frase que dá título a esse artigo é uma tradução livre retirada do livro: “Finish Big” do autor Bo Burlingham. O livro apresenta diversos casos de empresários que tiveram a experiência de sair dos seus negócios. Sair, neste contexto, pode ser tanto a venda da empresa, quanto a sucessão para uma gestão profissionalizada ou para outro membro da família.

 É fato que não duraremos para sempre. Além disso, nossos gostos, vontades e necessidades pessoais podem mudar à medida que construímos um negócio. O que hoje é prazeroso, amanhã pode não ser mais. Por isso, construir uma empresa viável e “vendável” é muito importante quando pensamos que uma saída é inevitável. Dessa forma, mesmo sabendo que a saída irá acontecer, você terá mais poder para decidir quando e como isso se dará.

Uma das piores coisas que pode acontecer para um negócio é uma venda (ou sucessão) forçada e apressada por alguma necessidade imediata. Por isso, uma sugestão: comece a pensar agora em uma eventual saída. Comece esse planejamento mesmo que você não tenha o desejo em vender a empresa, ou pense deixá-la aos seus filhos. E vou te dar aos menos três razões para isso:

1. Como dito no título do artigo, um dia você deixará seu negócio. Portanto, quanto mais preparado você estiver para isso, maior será a garantia que você terá uma saída mais feliz (seja financeiramente ou por outras diversas razões pessoais).
2. O processo de planejar para uma venda (ou sucessão) irá lhe fazer adotar medidas e melhores práticas que irão valorizar o seu negócio. Em outras palavras, você começará a ver sua empresa como um produto, e irá entender como fazer esse produto ser mais desejado pelo mercado.

 3. O planejamento para uma saída também irá lhe fazer pensar sobre você mesmo, sobre quais são suas vontades, e isso será bastante importante principalmente para preparar sua vida pós-negócio. Também ajudará a pensar em outros aspectos que são importantes numa venda ou sucessão além do dinheiro, como os seus colaboradores e a perpetuidade da marca, da cultura e da própria empresa.

 Construir um negócio é uma caminhada. Pode ser uma caminhada pela vida toda ou que durará somente alguns anos. A única certeza é que um dia ela terminará. Ter tempo para se preparar para ela é vital para poder errar, aprender e tomar as decisões corretas. Portanto, comece agora!

 “The end is not the creation of a successful business. That’s the middle. The end is the successful completion of the journey. As the mountaineers always say, the primary goal when you climb Mount Everest is not to reach the summit. It’s to come back alive and enjoy the experience of having done it.”

(Bo Burlingham)

A Redirection é especializada em serviços de Desenvolvimento Corporativo, atuando na execução e planejamento em projetos de Fusões & Aquisições.Temos experiência e competência comprovadas pelos diversos casos de sucesso que executamos nos últimos anos. Nossos serviços são direcionados para empresas de médio e grande porte que estão em fase de desenvolvimento ou de maturidade.

Visite nosso site!

 

Tags: Assessoria M&A Fusões & Aquisições

0 Comments
Post anterior CRESCER,VENDER OU MORRER
Próximo post Estrangeiros lideram em aquisições no Brasil
Redirection

Redirection

Especialista em assessoria de transações nacionais e internacionais de Fusões & Aquisições para empresas do Middle Market.