businessbrazil

    Mesmo com a crise, fundos de Private Equity aceleram investimentos no Brasil

    Mesmo com toda a crise política e econômica em que o Brasil está mergulhado, os Fundos de Private Equity e Venture Capital estão encarando o momento como uma ótima janela de oportunidade para acelerar seus investimentos.

     

    Esta também é uma excelente notícia para empresas que podem utilizar estes recursos para aproveitar boas oportunidades de crescimento, mesmo em um cenário tão pessimista como o atual.

     

    Segundo o relatório da Lavca (Latin America Private Equity & Venture Capital Association), no primeiro semestre de 2015 os Fundos investiram US$2,28 bilhões através de 69 transações no Brasil, em comparação aos US$1,89 bilhões e 50 transações no mesmo período de 2014. Um aumento de 20% no volume de recursos e 38% no número de transações.

     

    Diversos fatores colaboram para este aumento e para as boas perspectivas nos próximos meses:

     

    • A grande maioria dos recursos disponíveis nos fundos já foi captada em dólares no exterior e só é efetivamente trazida para o Brasil no momento do investimento. Além disso, os investidores internacionais medem a rentabilidade de seus investimentos em Dólares, não em Reais. Assim, com a forte desvalorização do Real ocorrida nos últimos meses, o risco de uma perda cambial no curto e médio prazo já diminui significativamente, estimulando a retomada de diversos investimentos que estavam em compasso de espera.

     

    • Com um cenário interno menos otimista (ou mais realista), os sócios das empresas que recebem os investimentos dos fundos passaram a discutir o valuation e os termos das transações em patamares também mais realistas, facilitando as negociações.

     

    • Com a diminuição da oferta de crédito, as empresas encontram nos Fundos de Investimento uma ótima opção para financiar suas operações e seu crescimento.

     

    • Em momentos de crise, empresas que não tem uma posição financeira e uma gestão sólida tornam-se ótimas oportunidades de aquisição e crescimento para as empresas em melhor situação. Uma captação de recursos junto aos Fundos é uma ótima alternativa para crescer aceleradamente através de aquisições, mesmo em meio à crise.

     

    É como diz o ditado: na crise alguns choram e outros vendem lenço. Os Fundos de Investimento estão à procura de bons fabricantes de lenço para ajudar a acelerar seu crescimento.

    João Caetano Magalhães
    João Caetano Magalhães

    Graduado em Administração de Empresas pela FGV e especialista em Marketing pela University of California Berkeley. Mestre pela PUC-PR em Administração Estratégica. Fluente em inglês e espanhol. Sócio Fundador da Redirection - Desenvolvimento Corporativo.